Audiência debate bolsas para preceptores de alunos de Medicina

publicado: 08/12/2021 17h39, última modificação: 18/11/2022 16h20
081220212.jpg

Fotos: Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Jenilson Leite

O vice-reitor da Ufac, Josimar Batista, e a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, participaram, na Assembleia Legislativa do Acre, de audiência pública sobre a ampliação do programa de preceptoria para estudantes de Medicina. A reunião, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 8, foi promovida pelo deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB).

Durante o debate, Josimar Batista reportou-se a ações do curso de Medicina da Ufac durante a pandemia e a importância social da universidade. Ele salientou que a residência médica é um reforço para a saúde pública do Estado. “Na pandemia, transformamos um dos nossos prédios em uma fábrica de EPIs [equipamentos de proteção individual]”, disse.

081220213.jpeg

Jenilson Leite propôs o anteprojeto de lei que estabelece prioridade na inserção da prática no curso de Medicina e que concede bolsas a médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado do Acre para atuarem como preceptores dos acadêmicos no internato e em atividades práticas supervisionadas da graduação.

Estamos trazendo esta audiência com o objetivo de criar um elemento mediador para que esses estudantes possam receber, nos hospitais, o acompanhamento de um preceptor e que esse preceptor também tenha o reconhecimento pela sua mediação”, explicou o deputado.

081220214.jpeg

A coordenadora do curso de Medicina, Fátima Passanha, ressaltou o impacto de medidas adotadas pela Ufac para aumentar o número de alunos de escolas públicas e do Acre na graduação, com o bônus regional.  “Somos um curso com a maioria dos alunos sendo acreana; boa parte ficará no Estado após a formação. Estamos construindo o futuro da saúde no Acre.”

O Programa de Preceptoria Médica consiste em uma atividade de supervisão, acompanhamento, orientação e avaliação técnico-pedagógica nos cenários de aprendizagem prática dos acadêmicos do curso de Medicina, atribuída aos profissionais de reconhecida competência em sua área de atuação, vinculados ao SUS.