CAp da Ufac realiza planejamento para ano letivo de 2021

publicado: 28/06/2021 16h53, última modificação: 18/11/2022 16h19
280620213.jpg

O Colégio de Aplicação (CAP) da Ufac realizou sua semana pedagógica para planejamento do ano letivo de 2021, o qual teve início na segunda-feira passada, 21. A atividade ocorreu entre os dias 16 e 18 deste mês, contando com palestras e debates.

A presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior, Maristela Mosca, ministrou palestra sobre o ensino remoto emergencial e suas consequências pedagógicas.

O diretor do CAP, Carlos Pontes, destacou sua felicidade com a realização do planejamento no formato presencial. “A proposta da equipe gestora é a inovação”, disse. “Pois isso visa uma escola mais dinâmica, animada e com aulas mais de acordo com a realidade da comunidade.” Ele também palestrou sobre escolas inovadoras e metodologias ativas, dando exemplos para nortear o trabalho dos professores.

O evento contou com debate sobre suicídio de crianças e adolescentes; com a palestra “Autismo: Tá na Moda?”, ministrada pela servidora da Ufac, Rauana Batalha, que é autista e mãe de autista; com palestra sobre comunicação não violenta, ministrada pelo procurador do Estado, corregedor-geral Luciano Trindade; com palestra sobre a importância da oratória no fazer docente, ministrada pelo advogado criminalista Sanderson Moura; e com palestra sobre o que é “gamificação” e como professores podem trabalhar com isso para modernizar suas aulas, ministrada pelo coordenador pedagógico Fred Tavares.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, o vice-reitor Josimar Batista e a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, estiveram no planejamento, que também contou com a participação da vice-diretora do CAP, Guadalupe Delgadillo; do coordenador de ensino, Arivaldo d’Ávila; e do coordenador administrativo, Áurio Azevedo.