Comitê de Ética em Pesquisa da Ufac tem credenciamento renovado

publicado: 18/05/2021 14h42, última modificação: 18/11/2022 16h19
180520212.jpeg

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) renovou o registro e o credenciamento do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Ufac pelo período de três anos. O processo de avaliação do comitê foi iniciado em novembro de 2020.

“O ofício da Conep [despachado para a Reitoria em 30 de abril] foi recebido com muita alegria porque sabemos que o CEP é um instrumento que baliza a qualidade das pesquisas desenvolvidas na Ufac e garante o respeito a nossa sociedade”, disse a reitora Guida Aquino.

O CEP da Ufac, que integra o sistema do Conep desde 27 de outubro de 2004, é um órgão colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa no cumprimento de padrões éticos.

O coordenador do CEP-Ufac, João Lima, considerou importante essa renovação do registro e credenciamento do órgão. “O CEP cumpre sua missão de avaliar e acompanhar pesquisas envolvendo seres humanos, realizadas por pesquisadores da Ufac e de outras instituições indicadas pela Conep, preservando aspectos éticos em defesa da integridade e dignidade dos voluntários participantes das pesquisas, individual ou coletivamente, considerando o pluralismo moral da sociedade brasileira.”