Fundape e Unir viabilizam curso sobre educação intercultural

publicado: 29/01/2021 14h14, última modificação: 18/11/2022 16h19
290120211.jpg

A Ufac e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundape) fizeram contrato com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) para promover o gerenciamento administrativo e financeiro de valores descentralizados do Ministério da Educação para a Unir, referentes ao Programa de Apoio às Licenciaturas Indígenas, oriundo do campus Unir Ji-Paraná. O acordo foi firmado nessa quinta-feira, 28, no gabinete da Reitoria da Ufac.

O objetivo é atender ao curso de licenciatura em Educação Básica Intercultural, com prazo de convênio entre 28 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2023. Por meio de termo de execução descentralizada, o aporte financeiro é orçado em mais de R$ 2,2 milhões para habilitação de professores indígenas de Rondônia e noroeste do Mato Grosso através do curso.

290120212.jpg

“Esse estreitamento entre Unir e Ufac é extremamente relevante para continuarmos nossos convênios e parcerias”, disse a reitora da Ufac, Guida Aquino. “Estamos de portas abertas para fortalecer essa parceria da região Norte.”

Para a reitora da Unir, Marcele Regina Nogueira Pereira, recém-empossada, o convênio representa um marco histórico, pois servirá para fortalecer ações das universidades, trazendo crescimento mútuo. “Fico bem feliz por estarmos iniciando nossa gestão já com esse primeiro convênio em um valor considerável para nossa instituição e para apoiar ações do grupo intercultural indígena”, comentou.

Também participaram da solenidade de assinatura do convênio o diretor-presidente da Fundape, Ismar Bernardo de Araújo; o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista; e pró-reitores da Unir, por videoconferência.

290120213.jpg