Em reunião, Ufac e governo do Acre discutem construção do HU

publicado: 11/11/2021 10h37, última modificação: 18/11/2022 16h20
111120211.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, reuniu-se com o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), para continuar os entendimentos para construção do Hospital Universitário (HU), cujo projeto tem apoio do governo do Estado. A agenda, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, 10, no Palácio Rio Branco, é um desdobramento de uma reunião da Ufac com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que irá gerir o hospital.

Guida e o governador devem participar de um compromisso em Brasília na próxima semana, com parlamentares acreanos e representantes do governo federal com o objetivo de viabilizar recursos para a obra do HU. “O governador de fato abraçou a causa do Hospital Universitário”, ressaltou a reitora. “Esperamos sair com boas notícias dessa audiência em Brasília para consolidar esse sonho, que não é um sonho só da Ufac, mas sim de todo o povo acreano.”

O governador reforçou que uma obra dessa magnitude é de extrema importância para o Estado, gerando postos de trabalho e renda tanto com obras quanto com seu funcionamento, podendo chegar a 3 mil empregos diretos e indiretos.

Estamos aqui reunidos, criando condições financeiras para que essa obra tão importante para o Estado saia do papel, dando um novo suporte a nossa população e às pessoas que sonham em ser médicos, tendo condições de poder fazer o curso com a própria universidade tendo seu hospital”, ponderou Cameli. “Estamos apoiando a Ufac nesse projeto e tudo aquilo que pudermos fazer ao nosso alcance, faremos.”

O pró-reitor de Planejamento da Ufac, Alexandre Hid, informou que os recursos para a etapa de pós-construção do HU estão garantidos pela Ebserh. “São recursos para funcionamento e manutenção do hospital. Agora temos que viabilizar a contraparte do Acre, que é a construção do HU.”

O projeto do hospital está orçado em R$ 225 milhões. Para execução da primeira etapa o custo é de R$ 165 milhões. O HU contará com 320 leitos, sendo construídos incialmente 200 leitos.

Também participou da reunião o secretário de Planejamento e Gestão do governo do Acre, Ricardo Brandão.

(Com informações da Agência de Notícias do Acre)