Estudantes de Psicologia elaboram trabalhos sobre pandemia

publicado: 07/07/2021 09h43, última modificação: 18/11/2022 16h19
070720211.jpeg

Estudantes do curso de Psicologia da Ufac realizaram trabalhos sobre a pandemia causada pela covid-19, entre os meses de abril e junho. A iniciativa foi do professor Leandro Rosa, no âmbito das disciplinas Desenvolvimento Humano 1, para o 1º período, e Psicologia Social 2, predominantemente para o 3º período.

O projeto teve como objetivo promover o aprendizado e o engajamento dos estudantes. “Entendemos que, neste momento tão difícil, é fundamental que as(os) psicólogas(os) em formação possam desenvolver uma consciência de participação e responsabilidade social e coletiva.”, disse o professor Leandro Rosa.

A ideia surgiu a partir de questionamentos dos estudantes sobre o sentido de realizar disciplinas na situação pandêmica. “Considerei que seria importante vincular as disciplinas a tal projeto para que houvesse um sentido a mais em estudar durante a pandemia”, contou Rosa. “É mais uma experiência em que se efetiva o vínculo entre produção acadêmica, formação e contribuição social. Estou orgulhoso do trabalho e dedicação das(os) estudantes envolvidos nos projetos e agradecido por terem topado participar.”

Contribuíram para realização dos trabalhos os monitores Edwardy Oliveira (Desenvolvimento Humano 1) e Giovanna Negreiros (Psicologia Social 2).

Trabalhos na disciplina Desenvolvimento Humano 1

- Cartilha: “Transtornos Alimentares no Período Infantojuvenil e Sua Relação com a Pandemia da Covid-19”;

- Vídeo: “Exercícios Físicos para Crianças (Durante a Pandemia)”;

- Perfil no Instagram: “A Soma dos Afetos”;

- Perfil no Instagram: “PsicoArte”;

- E-book: “A Leitura Infantil como Instrumento de Suporte Emocional e Construção Linguística na Pandemia”.

Trabalhos na disciplina Psicologia Social 2

- Cartilha: “Sofrimento Ético-Político dos Indígenas no Contexto de Pandemia”;

- Perfil no Instagram do sarau virtual “Psisarau”;

- Perfil no Instagram do projeto “Cidade para Quem?”;

- Quiz psicossocial sobre “Figuras Subjetivas da Crise Contemporânea”.