Laboratório oferece oficinas para formar mediadores de teletandem

publicado: 12/11/2021 16h44, última modificação: 18/11/2022 16h20
LIIO.jpg

O Laboratório de Intercâmbio Intercultural On-Line (LIIO), do curso de Letras/Inglês da Ufac, está com inscrições abertas, a partir desta sexta-feira, 12, até 1 de dezembro, para a segunda edição das Oficinas de Formação de Mediadores do Teletandem, que ocorrem nos dias 3, 9 e 16 de dezembro, por meio da plataforma Zoom.

O teletandem é uma tarefa de intercâmbio virtual que envolve pares de falantes de diferentes línguas e instituições que se encontram semanalmente para aprender a língua um do outro. O ciclo de oficinas é direcionado a acadêmicos que desejam ampliar o conhecimento sobre aspectos da prática virtual em projeto de teletandem.

Os mediadores de teletandem fornecem suporte didático e pedagógico para despertar a reflexão crítica nos interagentes que vivenciam práticas interculturais. O enfoque das oficinas será em ações práticas sobre aspectos que contemplem as dimensões da interculturalidade e identidades em contexto de teletandem.

LIIO

O Laboratório de Intercâmbio Intercultural On-line (LIIO), vinculado ao curso de Letras/Inglês da Ufac, é coordenado pela professora Queila Lopes. Em 2021, o LIIO começou, em parceria com a Universidade da Califórnia (Estados Unidos), a Universidade de Nottingham (Inglaterra) e o Instituto Federal de São Paulo (Barretos) suas ações de teletandem, tendo como público-alvo estudantes e a comunidade externa.

Durante o segundo semestre de 2021, estão sendo ofertadas duas turmas de teledandem com a Universidade da Califórnia para alunos do curso de Letras/Inglês, no âmbito das disciplinas Língua Inglesa 3 e Conversação Avançada; e duas turmas com a Universidade de Nottingham, com prioridade para a comunidade externa.

“As ações do laboratório ganharam muito neste ano, com as parcerias firmadas, mas  o trabalho não seria possível sem a formação de um grupo de docentes e discentes comprometidos com o ensino público e de qualidade que as instituições de ensino superior brasileiras oferecem”, comentou Queila Lopes.

Para 2022, novas turmas serão abertas à comunidade interna e externa da Ufac de forma totalmente gratuita e com certificação de extensão universitária.