Ligas acadêmicas de Medicina ministram oficinas teórico-práticas

publicado: 11/11/2021 14h54, última modificação: 18/11/2022 16h20
111120212.jpg

O Diretório Acadêmico Francisco Mangabeira, do curso de Medicina da Ufac, e 11 ligas acadêmicas realizaram, na modalidade presencial, uma semana com oficinas teórico-práticas na área médica. O evento, que é um projeto de extensão coordenado pela professora Carolina Pontes, ocorreu de 25 a 29 de outubro, em salas de aula e laboratórios no bloco Francisco Mangabeira, no campus-sede.

As ligas acadêmicas atuam como uma estratégia extracurricular para complementar a formação do aluno, atendendo a finalidades estipuladas pela Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina, sendo uma delas o desenvolvimento de atividades de divulgação científica por meio de cursos e oficinas.

Com 170 alunos inscritos, as oficinas abordaram diferentes temas, como fraturas expostas, ressuscitação cardiopulmonar, farmacologia básica, semiologia abdominal, consciência corporal e humanização, lesões da pele, noções técnicas operatórias, anatomia cardíaca, intubação e ventilação não invasiva, semiologia do tórax e abdome.

111120213.jpg

Uma amostra das ligas ocorre no curso de Medicina da Ufac anualmente em início de semestre, para divulgá-las aos calouros e incentivá-los a participar. Neste ano, devido à pandemia da covid-19, o evento foi organizado para evitar aglomeração, fazendo com que cada oficina fosse repetida três vezes, com duração de uma hora e capacidade máxima para dez alunos. “Não podíamos colocar muitos alunos juntos”, justificou o diretor das ligas acadêmicas, Diogo Ribeiro. “O evento foi um sucesso. O pessoal gostou muito.”

111120214.jpg