Notícias

Neabi da Ufac promove 4ª edição do Novembro Negro

publicado: 05/11/2021 14h03, última modificação: 18/11/2022 16h20
051120212.jpeg

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Ufac, promove o 4º Novembro Negro. O evento visa evidenciar lutas e resistências da população negra contra racismo, preconceito e desigualdades sociais. A programação ocorre durante o mês de novembro e conta com oficinas e palestras na modalidade on-line.

A coordenadora do Neabi, Flávia Rocha, destacou que o evento ocorre desde 2018 em forma presencial, com organização coletiva, e não parou nem mesmo durante a pandemia da covid-19, quando a realização passou a ser de forma remota, via internet. 

É um momento de reflexão sobre racismo, que é estrutural e perpassa toda a sociedade brasileira”, disse Flávia. “Mas é um momento de pensar em como romper com esse racismo e como ser uma pessoa antirracista independentemente da posição que você ocupa. É um momento de nos unirmos contra a desigualdade racial que ainda assola tanto o nosso país.”

Durante o Novembro Negro também ocorre a 7ª Semana em Favor da Igualdade Racial. “É uma semana acadêmica com grupos de trabalhos em que pesquisas sobre essa temática serão apresentadas e discutidas”, contou Flávia. “Nela teremos cinco minicursos que estão com inscrições abertas pela página do Neabi no site da Ufac.”

O evento faz alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, desde 2003. A data foi escolhida por ser atribuída ao dia da morte de Zumbi de Palmares, líder do Quilombo de Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil.

Acesse mais informações sobre o Novembro Negro na homepage do Neabi.