Niead realiza 3º encontro de formação em educação a distância

publicado: 16/12/2021 16h41, última modificação: 18/11/2022 16h20
161220211.jpeg

A Ufac, por meio do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância (Niead), realizou o 3º Encontro de Formação EaD, na noite desta quarta-feira, 15, no Centro de Convenções do campus-sede. O objetivo do evento foi promover a capacitação de tutores e professores, oportunizando uma conversa com coordenadores dos oito polos de apoio presencial espalhados pelo Acre.

Na modalidade EaD, a Ufac oferece os cursos de licenciaturas em Matemática e Física, além do curso de especialização em Ensino de Matemática. O vice-reitor Josimar Batista, representando a reitora Guida Aquino no evento, destacou a parceria da Ufac com o governo do Estado do Acre.

O Estado tem grande contribuição com os polos de apoio nos municípios. A educação a distância é de grande importância para a interiorização da Ufac, que consegue chegar ao cidadão acreano que quer uma oportunidade”, disse. “Nós temos o melhor capital humano e podemos buscar no ensino a distância a solução para a interiorização do ensino superior.”

O coordenador do Niead, Sandro Ricardo da Silva, ressaltou que neste ano houve a contratação de novos tutores, sendo o evento uma oportunidade para formação e encontro presencial, possível graças à diminuição de casos da covid-19. “É um momento para termos uma conversa presencial com coordenadores dos polos de ensino à distância, tutores e professores”, contou. “As avaliações que os alunos fazem são presenciais, mas estão sendo feitas on-line devido à pandemia.”

161220212.jpeg

Entre 2020 e 2021, a Ufac ofertou mais de 1.500 vagas em cursos no formato EaD, tanto os financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) quanto os custeados por meio de parceria com o governo do Estado do Acre.

Segundo Sandro Ricardo, para 2022, a expectativa é aumentar a oferta de vagas com a criação de um novo curso. “Teremos, em breve, o lançamento de mais um edital da Capes, com a possibilidade de criação de novos cursos de EaD no Acre ou com a replicação de cursos já existentes.”

O evento contou ainda com duas palestras, a primeira do coordenador adjunto local da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Jairo Nogueira, sobre a estrutura e o funcionamento do sistema UAB; e a segunda com a chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Lídia Maria Cavalcante Lima, sobre o ensino superior no Acre.

Participou também da mesa de honra do evento o pró-reitor de Assistência Estudantil, Isaac Dayan Bastos.