Notícias

Professor da Ufac escreve sobre nomes de cidades do AC em Libras

publicado: 01/12/2021 13h42, última modificação: 18/11/2022 16h20
sign.jpg

O professor do Centro de Letras, Educação e Artes da Ufac, Alexandre Melo de Sousa, publicou na revista americana “Sign Language Studies” (vol. 22, n.º 1), em coautoria, o artigo, em inglês, “Toponymy in Libras (Brazilian Sign Language): Formal and Semantic-Motivational Analysis of the Signs that Name the Cities of Acre” — Toponímia em Libras (língua brasileira de sinais): análise formal e semântico-motivacional dos signos que nomeiam as cidades do Acre. 

O trabalho, também assinado pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ronice Müller Quadros, é resultado de pesquisas de pós-doutorado desenvolvidas na UFSC e contou com a participação de surdos acreanos, acadêmicos do curso de Letras/Libras da Ufac e da comunidade externa.

“A pesquisa ressalta da relação entre língua e cultura, ao tratar das nomeações dos espaços geográficos acreanos pelos surdos. Ao dar nome aos municípios, o sujeito surdo projeta sua marca identitária, seu modo de ver o mundo, e imprime o sentimento de pertencimento ao lugar”, comentou Alexandre Melo. “O nome de lugar é muito mais que um elemento linguístico. É um item que reflete a história, a cultura, o sentimento, as crenças. É um elemento interdisciplinar.”

 

Professor da Ufac escreve sobre nomes de cidades do AC em Libras