Professores da Ufac participam de proposta curricular para surdos

publicado: 07/07/2021 10h45, última modificação: 18/11/2022 16h19
070720213.jpeg

Os professores do Centro de Educação, Letras e Artes, da Ufac, Nina Rosa Silva de Araújo e Alexandre Melo de Sousa, participaram da produção do material que compõe a Proposta de Currículo para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos, lançado recentemente pela Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, por meio da Secretaria de Modalidades Especiais do Ministério da Educação.

O material é uma minuta de proposta de referencial curricular para estudantes surdos que estão matriculados na educação bilíngue. Conta com seis cadernos e contempla o ensino básico, desde a educação infantil, até o ensino médio e superior. Nina Rosa participou da elaboração da proposta curricular para o ensino fundamental (anos iniciais, Caderno 2); Alexandre Melo participou da elaboração da proposta curricular para o ensino superior (Caderno 5).

“A segunda língua do surdo é o português; sua primeira língua é a Libras [língua brasileira de sinais], uma língua de modalidade visual-espacial”, disse Alexandre, que é coordenador do curso de licenciatura em Letras/Libras. “Para ensinar português para o aluno surdo deve-se partir da sua primeira língua, valorizando os aspectos linguísticos e culturais inerentes a ela.”

Ele disse que, durante a elaboração do material, que contou com professores de diversas instituições de ensino do país, houve muitas discussões. “Muitos estudos, muita preocupação em chegar a uma proposta intercultural que, de fato, incluísse a língua, a identidade e a cultura surda, nos diferentes níveis de ensino. Faltava isso; a proposta é um ponto de partida.”

A equipe de elaboração contou com professores e pesquisadores ouvintes e surdos da Universidade de Brasília, Universidades Federais de Uberlândia, Santa Catarina, Acre, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, além do Instituto Nacional de Educação de Surdos e Instituto Federal de Santa Catarina, entre outras instituições.