Projeto de anatomia ministra curso com didática de pintura corporal

publicado: 13/10/2021 11h39, última modificação: 18/11/2022 16h20
131020213.jpg

O projeto de extensão 1º Curso de Anatomia, do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Ufac, iniciou suas aulas em julho, para estudantes de Medicina; a seguir, contemplou outras graduações e está em atividade até dezembro. Em nove módulos, o curso é ministrado pela Liga de Morfologia do Acre.

O objetivo do curso é proporcionar atividades práticas para alunos da área de saúde — Medicina, Enfermagem, Educação Física e Nutrição; a ideia é expandi-lo para outros cursos e a comunidade externa, com agendamento de aulas nos fins de semana. O corpo de professores é constituído por alunos de Anatomia; também conta com equipe técnica do Laboratório de Anatomia.

131020214.jpg

A coordenadora do projeto, Carolina Pontes, contou que uma das didáticas utilizadas para facilitar a aprendizagem é a pintura corporal. “Nós pintamos as estruturas anatômicas sobre a superfície do corpo da pessoa”, disse. “Assim o aluno consegue entender e compreender as estruturas que estão sendo estudadas, nos modelos sintéticos e biológicos, nus e vivos, sobre a superfície corporal.”

O curso é realizado no formato híbrido, on-line e presencial. A modalidade presencial ocorre com, no máximo, seis alunos por sala para evitar aglomeração e com os procedimentos sanitários recomendados, em virtude da pandemia da covid-19. “Com utilização de máscaras, lavagem de mãos entre um ambiente e outro, álcool em gel, todas as regras de biossegurança sendo seguidas pelo laboratório, para que pudesse ser utilizado em momento de pandemia”, acrescentou Carolina.

131020215.jpg