Reitora e vice-reitor participam de audiência sobre orçamento das Ifes

publicado: 02/06/2021 18h37, última modificação: 18/11/2022 16h20
audienciabsbcortes.png

A reitora Ufac, Guida Aquino, e o vice-reitor, Josimar Batista, a convite do deputado federal Leo de Brito (PT-AC), participaram da Audiência Pública realizada na manhã de quarta-feira, 2, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, em Brasília, que debateu os cortes no orçamento e bloqueio de recursos das universidades federais.

A reitora explicou que 2021 é o quinto ano seguido de diminuição do orçamento das universidades para custeio e investimentos. “Os sucessivos cortes e a perda da autonomia financeira da universidade vai impactar diretamente nos serviços de manutenção, como energia elétrica, limpeza, segurança e insumos para laboratórios, além de sérios prejuízos nas atividades acadêmicas e ações de assistência aos alunos, inclusive vai inviabilizar o retorno às atividades presencias”, explicou.

A Ufac, que atende mais de 12 mil estudantes, teve bloqueio de quase 14% em seu orçamento em 2021, cerca de R$ 5 milhões. “As nossas universidades produzem ciência e pesquisa com qualidade, chegam nas comunidades com os projetos de extensão e levam ao mundo do trabalho profissionais da mais alta qualidade, pesquisadores de renome que inclusive estão indo para outros países por falta de apoio e de políticas sérias de desenvolvimento da ciência e tecnologia aqui no nosso país”, disse o deputado.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Leo de Brito

Fotos: Raquel Moreira