Seminário aborda amamentação durante pandemia da covid-19

publicado: 18/05/2021 14h41, última modificação: 18/11/2022 16h19
180520211.jpg

O projeto de extensão Apoio e Promoção das Ações em Prol do Aleitamento Materno em Tempos de Covid-19, do campus Floresta da Ufac, promove o seminário on-line “Amamentação em Tempos da Pandemia de Covid-19”, em 27 de maio, às 13h (horário do Acre), 15h (horário de Brasília), por meio do canal Enfermagem Ufac CZS no YouTube. As inscrições estão abertas e devem ser feitas via formulário eletrônico.

O objetivo é contribuir como apoio em ações desenvolvidas no período da pandemia na atenção primária e secundária à saúde do município de Cruzeiro do Sul. O webinário conta com a palestra da professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Kelly Pereira Coca. Ela é coordenadora do Centro de Aleitamento e Banco de Leite Humano do hospital universitário da Unifesp.

O projeto é coordenado pela professora do curso de Enfermagem do campus Floresta, Vanizia Barbosa da Silva Maciel. “Sabemos que o aleitamento materno é o melhor alimento paras crianças, mas ainda continua sendo um problema de saúde pública no Estado do Acre e no município de Cruzeiro do Sul”, disse Vanizia. “São importantes as ações em prol da amamentação, principalmente no período da pandemia, pois as evidências sobre essa temática são novas, inconclusivas e passivas de mudanças a qualquer momento.”

Segundo ela, as ações desenvolvidas pelo projeto impactam na qualidade de vida das pessoas e fornece respaldo técnico para profissionais de saúde e estudantes da área. “O atendimento do trinômio mãe, filho e família para o aprimoramento da prática do aleitamento materno resulta em melhorias na qualidade de vida dessas pessoas, evitando a contaminação pela covid-19.”