Notícias

Ufac discute com TCE-AC implantação de parque tecnológico

publicado: 19/01/2021 09h35, última modificação: 18/11/2022 16h19
19012021.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, reuniu-se com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Ronald Polanco, e o deputado federal Leo de Brito (PT-AC) para discutir a implantação de um parque tecnológico no Estado, com o objetivo de fortalecer o setor de tecnologia da informação e desenvolver novas tecnologias. O encontro foi realizado na manhã dessa segunda-feira, 18, no gabinete da Reitoria. 

A proposta apresentada pelo presidente do TCE-AC é baseada na ideia do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, localizado em Recife. O foco do projeto pernambucano é fixado nos eixos de software e serviços de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa, com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia, design e tecnologias urbanas. 

“Na verdade não é uma iniciativa isolada do TCE-AC. Nós conversamos primeiro com atores como o governo do Estado, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Ufac e a Federação das Indústrias para convencer que, cedo ou tarde, nós precisaremos entrar nessa área tecnológica com recursos locais”, disse Polanco.

De acordo com Leo de Brito, um dos apoiadores da iniciativa, o parque tecnológico deve fortalecer a economia acreana por meio da formação de mão de obra qualificada. “Toda bancada tem que investir em programas de tecnologia da informação, porque isso é investir no presente e no futuro, na possibilidade de oportunidade de geração de renda para a juventude”, ponderou. “É um projeto muito importante que vai alavancar o desenvolvimento e a economia do Acre. Então estou colocando meu mandato à disposição.” 

Também participaram da reunião a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho, e os professores do curso de Sistema de Informação da Ufac, Catarina de Souza Costa e Manoel Limeira de Lima Júnior.