Notícias

Ufac e Embrapa realizam pesquisa com variedades de macaxeira

publicado: 01/12/2021 10h13, última modificação: 18/11/2022 16h20
Ufac e Embrapa realizam pesquisa com variedades de macaxeira.jpg

Professores do campus Floresta da Ufac, em Cruzeiro do Sul, em parceria com a Embrapa-AC, estão conduzindo ensaios com pelo menos 25 variedades tradicionais de macaxeira. O estudo pretende gerar informações agronômicas e conservar as variedades cultivadas na região.

O professor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), Eduardo Mattar, acredita que o agricultor acreano deve trabalhar o manejo varietal dentro da propriedade rural para agregar valor e melhorar a produção. “As variedades possuem diferentes características em relação a fertilidade do solo e precocidade; tais características podem ser utilizadas para planejamentos do uso dos solos e das fases de produção.”

O manejo varietal pode aumentar a produtividade de uma lavoura e contribuir para aumento da lucratividade. Esse trabalho pode também promover melhoramento genético da espécie. Ao diversificar as variedades no plantio, o agricultor pode evitar que uma doença ou praga se prolifere na sua lavoura.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de macaxeira, chegando a 23 milhões de toneladas de raízes frescas. Em Cruzeiro do Sul, grande parte das raízes é destinada para produção de farinha, conhecida pela sua qualidade. 

As ações de pesquisa contam com a participação de: Eduardo Pacca Luna Mattar, Andreina Emanuele de Sousa Guimarães, Elis Regina dos Santos Pontes, Izabela Rodrigues Mafra Ferreira Moreira, Jaqueline Souza da Costa, Luis Fernando Rodrigues da Costa, Nicolas Thiago Silva Ferreira, Poliane da Silva Pinho, Vagner Oliveira Dias, Thiago Araujo dos Santos, Willy Fran Freitas de Queiroz, Luan Silva dos Santos e Hugo Mota Ferreira Leite, da Ufac; Amauri Savieiro, Daniel Moreira Lambertucci e Zaire Medalha, da Embrapa-AC; e Leandro Roberto da Cruz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Ufac e Embrapa realizam pesquisa com variedades de macaxeira