Ufac entrega sala de acolhimento equipada no pronto-socorro

publicado: 01/07/2021 11h46, última modificação: 18/11/2022 16h19
010720211.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou da inauguração oficial da sala de acolhimento da universidade no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), na tarde dessa quarta-feira, 30. O espaço tem a função de receber parentes de pacientes internados para leitura do boletim médico e conversa com profissionais de saúde. A parceria acontece no âmbito de um projeto de extensão colaborativo coordenado pela professora de Anatomia e Fisiologia da Ufac, Carolina Pontes Soares.

010720212.jpg

Guida ressaltou que a entrega do ambiente às famílias e aos profissionais é um compromisso social. “Somos a única universidade pública do Acre, que faz pesquisa e extensão com muita qualidade; esse é o nosso papel”, disse. “Agradeço à doutora Carolina Soares que nos procurou. Nós a apoiamos e acreditamos no projeto desde o início e que isso ajudaria muito no trabalho dos profissionais de saúde do Huerb.”

Segundo a coordenadora de fisioterapia da UTI do 5º andar do Huerb, Simone Fernandes, a sala representa um aconchego para parentes de pacientes e para profissionais que trabalham na UTI. “Por ser uma área que trata de pacientes internados com covid-19, as visitas são restritas e com encontros semanais”, contou. “Neste lugar encontramos todos os sentimentos; a forma como conseguimos organizar e deixar menos frio foi o que nos ajudou. Essa parceria com a Ufac foi essencial.”

010720213.jpg

Também participaram da solenidade de inauguração o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista; o diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Ufac, Carlos Viga; o diretor-geral do Huerb, Areski Peniche, além de profissionais que trabalham na UTI e que utilizam a sala de acolhimento.

010720214.jpg