Ufac inaugura laboratório com foco em desempenho esportivo

publicado: 26/01/2021 14h53, última modificação: 18/11/2022 16h19
260120211.jpg

A Ufac realizou solenidade de inauguração do Laboratório Multidisciplinar de Ciências do Esporte, Exercício e Desempenho Humano (Lamcedh), nesta terça-feira, 26, no bloco Fernando Melo de Andrade. O espaço de pesquisa foi financiado por emenda parlamentar do ex-deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC) e fará avaliação cardiopulmonar completa, análise de movimentos e reabilitação de atletas.

Preparado para integrar, em um só local, ensino, pesquisa e extensão, o laboratório atenderá aos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de saúde, com ênfase na educação física, servindo também de apoio à comunidade esportiva do Acre. A reitora Guida Aquino, em seu discurso, agradeceu o apoio do ex-deputado. “São essas parcerias que fortalecem o trabalho das universidades, reforçando não somente o ensino, mas também a extensão”, disse.

260120212.jpg

O Lamcedh conta com adipômetro digital, câmeras de resolução 4k, dinamômetro escapular, eletroestimulador neuromuscular, impressoras 3D, sistema multiparamétrico para teste de esforço e ultrassom para tratamento de lesões. “O laboratório contribuirá literalmente na prática para formação de nossos alunos, que buscam se qualificar na área de desempenho esportivo”, ressaltou o coordenador do laboratório, Sandro Melo.

Também participaram da cerimônia o pró-reitor de Cultura e Extensão da Ufac, Carlos Paula de Moraes; o representante do autor da emenda parlamentar, então deputado Raimundo Angelim, Djalma Galdino; e o coordenador da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio Branco, Gladson da Rocha Roque.

260120213.jpg