Ufac inicia pós na área de sistema penitenciário e direitos humanos

publicado: 25/01/2021 10h53, última modificação: 18/11/2022 16h19
2501202110.jpeg

A Ufac realizou a solenidade de abertura do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão do Sistema Penitenciário e Direitos Humanos, em cerimônia por videoconferência transmitida por plataformas digitais, ocorrida na quarta-feira, 19. O curso é direcionado a servidores prisionais e busca a qualificação de profissionais do sistema penitenciário, orientados pelos princípios de cidadania e direitos humanos.

São 300 vagas compartilhadas entre servidores públicos da esfera penal e judiciária do Acre. A especialização é resultado de uma parceria entre Ufac, Fundo Penitenciário do Estado do Acre e Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão.

A reitora Guida Aquino ressaltou a importância das parcerias. “Esse curso foi construído com muitas mãos. Sozinhos não conseguimos fazer muita coisa, mas juntos somos fortes. Esse é mais um curso que vem para somar e vamos dar o nosso melhor.”

Ela também destacou que a Ufac não parou de trabalhar, mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavírus. “A universidade vem cumprindo seu papel social com muita responsabilidade para toda a sociedade acreana. Sabemos que o sistema penitenciário precisa dessa formação para dialogar melhor com os direitos humanos.”

Em discurso de abertura, a coordenadora do curso de Gestão do Sistema Penitenciário e Direitos Humanos, Marisol de Paula Reis Brandt, manifestou alegria em iniciar o curso. “A ideia inicial era capacitar pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema prisional. A partir daí surgiu a construção do curso de pós-graduação para os servidores do Iapen-AC [Instituto de Administração Penitenciária do Acre].”

A solenidade contou com palestra de abertura ministrada pelo professor da Ufac e procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Danilo Lovisaro, com o tema “Sistema Prisional: Segurança Pública e Organizações Criminosas”.

Participaram também da mesa virtual o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac, José Dourado; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho; e o diretor-presidente do Iapen-AC, Arlenilson Barbosa Cunha.