Unir e Ufac renovam parceria através de fundação

publicado: 09/07/2021 09h06, última modificação: 18/11/2022 16h19
090720211.jpg

A reitora da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, professora Marcele Pereira, e o vice-reitor, professor Juliano Cedaro, receberam nesta quinta-feira, dia 8, em Porto Velho, a reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, e o diretor presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre, Fundape, Ismar Araújo, para a assinatura da renovação de convênio entre a instituições. Além da formalização da parceria, as dirigentes das duas universidades destacaram a disposição e os esforços que têm sido empreendidos para que haja maior e efetiva aproximação entre a UNIR e a UFAC. “A atuação conjunta, e a ampliação das parcerias, é uma necessidade, mas acima de tudo é uma satisfação estar avançando neste sentido”, disse a Marcele Pereira. “E a atuação conjunta é ainda mais importante e possível quando encontramos parceiras com as quais nos alinhamos nas nossas visões, como é o caso da UNIR, mas também da professora Marcele”, completou a professora Guida Aquino.

O encontro para a formalização da renovação do convênio entre a UNIR e a Fundape foi realizado no dia em que a UNIR comemora 39 anos, o que foi saudado pela reitora da UFAC. Segundo Guida Aquino, “é uma grande alegria e uma honra estar aqui no aniversário da UNIR, para juntos lembrarmos de celebrar o papel fundamental da universidade pública, gratuita, de qualidade, laica e plural, que todos nós sempre defendemos”. Guida Aquino lembrou também do encontro anterior com a reitora da UNIR em Rio Branco, frisando que as ações para atuações conjuntas entre as gestões se estendem também para a aproximação entre pesquisadores e docentes. “Estamos próximos e dividimos características, potenciais e dificuldades, por isso agir de modo colaborativo é essencial.”

A professora Marcele Pereira também destacou a necessidade de diálogos cada vez mais próximos e da atuação em conjunto e das formalizações de parcerias. “Além de toda a satisfação de receber a reitora Guida e a direção da Fundape, estamos todos muito animados e empenhados em construir alternativas para o nosso estado e para a nossa região, e para isso precisamos estar juntos”, disse.

Ismar Araújo, presidente da Fundape, destacou a parceria que já está consolidada com a UNIR e a atuação efetiva que a fundação de apoio à UFAC tem tido não apenas no Acre, mas também com outras instituições, a exemplo do que ocorre com a Unifap, Universidade Federal do Amapá. Segundo informou, a Fundape atua junto a secretarias, administrações municipais e ao governo estadual. “O nosso papel é atuar como facilitador, e com isso ajudar no fomento às ações da universidade, principalmente, para que pesquisadores e estudantes possam ter o foco voltado para a formação e para a pesquisa”, explicou.

Com o novo credenciamento da UNIR junto à Fundape, que é fundação de apoio à Universidade Federal do Acre, na prática passa a atuar também como fundação de apoio à Universidade Federal de Rondônia. Nesta nova etapa um novo projeto já está sendo iniciado através da Fundape, liderado por pesquisadores da UNIR e em parceria com a multinacional Motorola. Trata-se de um projeto para formação de recursos humanos na área de tecnologia e para desenvolvimento de sistemas e de softwares. Como destacou o professor Ewerton Andrade, que lidera o projeto na UNIR, a parceria com a empresa é de fundamental importância, e somente pode ser efetivada com a o apoio de uma fundação. “O diálogo com a Fundape e as ações a serem desenvolvidas daqui em diante terão impacto significativos muito além da área de tecnologia apenas”, afirmou. No mesmo sentido a reitora Marcele Pereira frisou que outras ações estão sendo organizadas para serem desenvolvidas junto com a Fundape: “Temos muito a ser feito, e esta parceria está apenas no início”, finalizou.

Fonte: UNIR