Notícias

Webinário da Ufac discute violência contra a pessoa idosa

publicado: 02/07/2021 17h09, última modificação: 18/11/2022 16h19
020720212.jpg

A Ufac realizou o webinário Junho Violeta: Enfrentamento da Violência Financeira e Patrimonial contra a Pessoa Idosa, no último dia 25. O evento foi uma referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado em 15 de junho, e integra o projeto de extensão “Campanha Junho Violeta-2021: Uma Sociedade com Visão de Futuro é a que Cuida dos Seus. Defenda seu Futuro no Presente! Respeite a Pessoa Idosa!”, coordenado pela professora Polyana Bezerra.

Encerrando o evento, Polyana disse que o Junho Violeta é uma campanha para combater todo tipo de violência contra a pessoa idosa e que isso é uma missão de todos os cidadãos. “Somos responsáveis pela proteção e defesa dos diretos humanos da população idosa; então estejamos atentos, sensíveis, para identificar qualquer tipo de suspeita ou caso de abuso contra essa população.”

Os canais de denúncia são o Disque 100, que funciona 24 horas por dia e nos feriados, recebendo denúncias que podem ser realizadas de forma anônima e em todo o território brasileiro; o Conselho Estadual de Direito da Pessoa Idosa, pelo telefone (68) 3227-4269; o WhatsApp da Promotoria Especializada de Direito da Pessoa Idosa do Ministério Público do Estado do Acre, (68) 3212-6811; a Delegacia de Atendimento ao Idoso, (68) 3225-5515; a Polícia Civil, pelo Disque 181; a Defensoria Pública do Estado do Acre, Subnúcleo dos Direitos Humanos 2, (68) 99978-9164.

Participaram do webinário o delegado da Polícia Civil, Tiago Duarte (Delegacia de Atendimento ao Idoso, Direito do Idoso e Crimes Previstos no Estatuto do Idoso); o promotor de Justiça Daisson Gomes Teles (O Ministério Público no Combate à Violência contra a Pessoa Idosa); e o professor Alexssandro Barros (Enfrentamento da Violência Financeira contra o Idoso). A professora Polyana Bezerra foi a mediadora dos debates.

Audiência pública

Como alusão ao 15 de junho, ocorreu, na Câmara de Rio Branco, no último dia 23, audiência pública com o tema Junho Violeta, proposta pelo vereador Emerson Jarude (MDB). A coordenadora do grupo de pesquisa Estudos da População Idosa, da Ufac, Polyana Bezerra, sugeriu, como encaminhamento da audiência, a emissão de carta aberta do parlamento municipal destacando a população idosa.

A finalidade da carta aberta é de haver um comprometimento com as exigências que a terceira idade requer, assim como fiscalização da implementação dos direitos da pessoa idosa; adesão ao pacto nacional de implementação dos direitos dos idosos; fortalecimento da rede de atenção ao idoso no âmbito municipal, por meio de centro de apoio e capacitação dos profissionais da área de assistência à pessoa idosa.