11º Seminário dos Colégios de Aplicação ocorre na Ufac

publicado: 25/11/2022 14h49, última modificação: 25/11/2022 14h54
251120221.jpeg

A Ufac sedia o 11º Seminário de Instituições, Colégios e Escolas de Aplicação (Sicea), com o tema “Integração dos Saberes e Fazeres Pedagógicos dos Colégios de Aplicação: Currículo e Didática do Ensino Básico”. O evento, realizado pelo Colégio de Aplicação (CAP) da Ufac, começou nesta sexta-feira, 25, e se estende até domingo, 27, no Centro de Convenções, campus-sede, recebendo alunos, técnico-administrativos, professores e dirigentes de CAPs; pelo menos 16 instituições de todo o país participam do evento

O seminário conta com uma programação que inclui mesas-redondas, grupos de trabalho, apresentação de artigos e banners nas seguintes temáticas: currículos e práticas pedagógicas, formação docente e pesquisa na educação básica.

251120222.jpg

Presente no dispositivo de honra da abertura, o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista, destacou a importância de realizar o evento numa região de fronteira da Amazônia. “Temos condições de ampliar o debate da educação básica para os países que fazem parte da tríplice fronteira com o Brasil— Bolívia e o Peru”, disse. “Precisamos fazer essa integração, discutir ensino, pesquisa e extensão com nossos vizinhos; esse é um trabalho que faz parte dos nossos esforços pela internacionalização da Ufac.”

Ele também falou sobre a avaliação do CAP da Ufac perante a comunidade acreana. “Temos muito orgulho, pois somos uma das melhores escolas avaliadas no Estado do Acre. Isso ocorre graças ao trabalho conduzido pelos professores e gestores do nosso CAP.”

251120223.jpg

Segundo o diretor do CAP da Ufac, Carlos José Pontes de Farias, a realização do seminário é também uma forma de resistência. “Atualmente, os ventos não estão favoráveis à educação. Pensamos em não realizar o evento, mas vimos que com esforço e união seria possível”, ponderou. “Esse é o primeiro Sicea depois de dois anos de pandemia e essa é uma forma de demonstrar nossa luta em prol da educação.”

251120224.jpg

A vice-diretora do Colégio Universitário Geraldo Reis, da Universidade Federal Fluminense, Natália Barbosa, comemorou a realização do evento presencial e em especial no Acre, neste período pós-pandemia. “É importante ter esse evento presencialmente para discutir como outras regiões do Brasil estão pensando nas perspectivas da educação básica, no ensino médio em nível nacional, no acesso e permanência, na inclusão e nos currículos, levando em conta todas as questões que vêm junto disso.”

Também compuseram a mesa de honra na solenidade de abertura a presidente do Conselho dos Diretores dos CAPs, Maristela de Oliveira Mosca, e o coordenador do evento, Gilberto Francisco Alves de Melo.