4 cursos de graduação da Ufac são avaliados com nota 4 no Enade

publicado: 12/09/2022 15h05, última modificação: 12/09/2022 15h06
120920223.jpeg

A Ufac teve quatro cursos de graduação avaliados com nota 4 pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na edição de 2021. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 12, em Brasília.

O conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir do desempenho dos estudantes de cada curso de graduação avaliado, que é classificado seguindo uma escala de 1 a 5. Os cursos de Ciências Biológicas (licenciatura), Letras/Português (licenciatura), Pedagogia (licenciatura) e Sistemas de Informação (bacharelado) foram avaliados com nota 4 (“muito bom”) no exame; são graduações do campus-sede da Ufac, em Rio Branco.

Enade

Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar, as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório: apenas o concluinte que responder ao questionário do estudante e realizar a prova pode colar grau.

A cada edição, o exame se dedica a um ano de um ciclo avaliativo trienal. Em 2021, foram avaliados os alunos de cursos de bacharelado nas áreas de ciências biológicas, ciências exatas e da terra, linguística, letras e artes; cursos de licenciatura nas áreas de ciências da saúde, ciências humanas, ciências biológicas, ciências exatas e da terra, linguística, letras e artes; cursos de bacharelado nas áreas de ciências humanas e ciências da saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos superiores de tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep)