Notícias

Acordo com Universidade Boliviana fortalece internacionalização na Ufac

publicado: 06/10/2022 14h28, última modificação: 06/10/2022 16h05
061020226.jpeg

A reitora, Guida Aquino, e o vice-reitor, Josimar Batista assinaram nesta quinta-feira, 6, um acordo de cooperação entre a Ufac e a Universidade Amazônica de Pando (UAP). A assinatura ocorreu durante a Reunião Nacional de Relações Internacionais, que vai até sexta-feira, 8, em Cobija, Bolívia.

O convênio tem o objetivo de estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições, por meio de futuras ações de mobilidade de estudantes, docentes e técnico-administrativos.

Essa ação também contempla um dos eixos de desenvolvimento da pós-graduação, que diz respeito ao fortalecimento da internacionalização. Nesse pilar, são consideradas publicações e o intercâmbio acadêmico. A UAP fica próxima à fronteira com o Brasil, na divisa da Bolívia com o município de Brasileia.

Para a reitora Guida Aquino, é uma alegria estabelecer essa parceria “Essa é uma oportunidade de estreitarmos as relações com os países da tríplice fronteira, Bolívia e Peru, e estabelecermos um intercâmbio entre nossos estudantes, docentes e técnicos”, declarou. A reitora também destacou a qualidade dos cursos da Ufac nas áreas agrárias, ambientais e na área da saúde, um campo aberto para a troca de conhecimentos.

O reitor da UAP, Franz Navia Miranda, falou sobre os benefícios do acordo, principalmente no setor da pesquisa e disse que, pela proximidade, as universidades podem trabalhar de maneira coordenada. “As fronteiras estão somente nos mapas, para as ideias da educação não têm que haver fronteiras, para seguir avançando no desenvolvimento dos povos”, concluiu.

061020227.JPG

Reunião Nacional de Relações Internacionais

O encontro ocorre de 5 a 8 de outubro, em Cobija e reúne 15 universidades da Bolívia, uma do Peru, a Ufac e o Instituto Federal do Acre (Ifac) como instituições brasileiras convidadas.

A última edição deste encontro ocorreu em 2018. A intenção é promover a troca de ações e o desenvolvimento de políticas e projetos na área de relações internacionais das instituições participantes.

Na oportunidade, foi entregue uma carta de intenções assinada pelas universidades.

061020228.JPG