Notícias

Acordo entre Ufac e Prefeitura de CZS aborda saúde humana e animal

publicado: 25/04/2022 15h49, última modificação: 18/11/2022 16h24
CZS.jpg

A Ufac e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul firmaram termo de cooperação sobre biodiversidade e saúde única, com o objetivo de verificar elementos em animais de fauna amazônica que podem prejudicar a saúde humana. A reunião ocorreu na quarta-feira, 20, em Cruzeiro do Sul. 

“A proposta é fortalecer ações de capacitação em zoologia e taxonomia, estimulando pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, buscando reduzir os riscos emergenciais e disseminação de doenças infecciosas resultantes da interface entre animais, humanos e ecossistemas”, disse a reitora Guida Aquino. 

Segundo o coordenador do projeto, professor Tiago Lucena, do campus Floresta, o convênio vai aprimorar ações de monitoramento e inventário da biodiversidade amazônica, mas com um olhar para a saúde única, que é a área da ciência que estuda as relações de saúde ambiental, animal e humana. “É importante diagnosticar quais elementos zoonóticos potencialmente prejudiciais à saúde humana estão presentes na fauna que é comumente consumida pela população”, destacou.

Os recursos para a execução do projeto, na ordem de R$ 1 milhão, foram destinados pela senadora Mailza Gomes (PP-AC) e serão aplicados, também, em ações de educação em saúde que abordem o resultado dos estudos.

 

(Anieli Amorim, estagiária Ascom/Ufac, com informações da Ascom/Prefeitura de Cruzeiro do Sul)