Notícias

Agricultores do Reca aprimoram beneficiamento de cacau e cupuaçu

publicado: 14/06/2022 10h22, última modificação: 18/11/2022 16h24
140620223.jpg

O programa de residência em Ciências Agrárias implantou infraestrutura para beneficiamento de amêndoas de cupuaçu e cacau na Cooperativa Reca, em Nova Califórnia (RO), com participação da cooperativa (unidade residente), da Ufac, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape).

A infraestrutura construída servirá para aperfeiçoar métodos de secagem e fermentação com o objetivo de melhorar a qualidade da matéria-prima para agroindústria. A cooperativa já realiza a extração de óleo e, adicionalmente, realiza estudos para fomentar a produção de chocolate.

O trabalho é coordenado por Ana Karoline Sodré de Medeiros (engenheira agrônoma e residente) e Dielison Furtunato (coordenador técnico do Reca). Também fazem parte da equipe: Alexandra Valer de Souza (técnica em agroecologia do Reca), Hyngrind Jaielly Félix (engenheira florestal do Reca), Mateus Henrique Reis Coelho (zootecnista e residente), Simara Kaefer (nutricionista do Reca), Taysa Faltz Macedo (técnica agrícola do Reca), Eduardo Pacca Luna Mattar (professor da Ufac) e Lucas Lima Silva (engenheiro agrônomo e residente).