Pesquisa

Alunas da Ufac descobrem cogumelos comestíveis no Acre

publicado: 28/06/2022 13h18, última modificação: 05/07/2022 13h33
280620224.jpeg

As alunas do curso de Ciências Biológicas da Ufac, Chirley Gonçalves e Isés Neves, e a doutoranda do programa de pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia, Márcia de Araújo Teixeira Silva, orientadas pelo professor Marcos Silveira, foram destaque entre os cinco melhores trabalhos apresentados no 3º Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas, evento que ocorreu de maneira on-line de 13 a 16 de junho.

O trabalho, vinculado ao Projeto de Iniciação Científica (Pibic) e executado no Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal, trata da descoberta de 16 espécies de cogumelos comestíveis encontrados na Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá. O objetivo do estudo consiste em obter cada vez mais conhecimento sobre funga no Acre, onde é pouco estudada.

A atividade de levantamento de macrofungos e plantas ocorreu entre os meses de setembro de 2018 a julho de 2021, e foi apoiado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas. Durante o período foram coletadas um total de 324 espécimes, organizados em 138 espécies, sendo 16 delas comestíveis. A identificação dos fungos comestíveis se deu através de artigos, literatura especializada e análise microscópica, considerando a necessidade de diferenciação das espécies na hora do reconhecimento. 

Segundo Chirley Gonçalves, a pesquisa também é voltada para o trabalho de educação ambiental, já que a descoberta desses cogumelos comestíveis pode servir de base para outras pesquisas futuras. “Sendo possível a domesticação dessas espécies silvestres, pode-se ter uma alta escala de cultivo para que futuramente possam ser comercializadas e até mesmo contribuir para a geração de renda”, disse.

O trabalho será publicado em formato de artigo na “Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente”.

(Gabriel Verçoza, estagiário Ascom/Ufac)