Notícias

Alunas da Ufac participam de encontro de mulheres matemáticas

publicado: 24/06/2022 11h39, última modificação: 18/11/2022 16h24
240620221.jpeg

Alunas do curso de Matemática da Ufac participaram do 2º Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, ocorrido em 17 e 18 de junho, de maneira presencial e on-line, uma parte na sede da Universidade Federal do Pará e outra transmitida pelo YouTube. O evento teve o objetivo de estimular a inclusão e a permanência das mulheres na carreira científica.

A professora do curso de Matemática, Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, desenvolveu um estudo com alunas da licenciatura e do mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Ufac sobre a epistemologia dos usos de Wittgenstein e a desconstrução de Derrida. “É de extrema importância ver as matemáticas de outras maneiras, fora do ambiente de sala de aula”, disse. “Podemos aprender muito através de eventos como esse, que nos permitiu uma nova forma de aprendizado das matemáticas em usos durante a pandemia.”

O evento promoveu discussões sobre a atuação das mulheres no campo científico e acadêmico de ciências exatas, tecnologia, engenharia e matemática, com um olhar para o que é produzido na região amazônica. Esteve em pauta assuntos constantemente vivenciados por mulheres que trabalham, estudam e pesquisam na área, como a exclusão e a falta de incentivos à permanência no campo científico, os frequentes casos de assédio e violência de gênero, a dificuldade em conciliar a maternidade com a carreira acadêmica e outros tópicos que envolvam a atuação feminina no âmbito da pesquisa.

(Ellem Jady, estagiária Ascom/Ufac)