Alunos do ensino médio visitam a Ufac para conhecer campus-sede

publicado: 26/09/2022 15h34, última modificação: 26/09/2022 15h34
260920221.jpeg

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufac promoveu uma visita guiada ao campus-sede, em Rio Branco, para uma turma de 40 estudantes da Escola Estadual Ester Maria de Oliveira, do bairro Cidade do Povo. Com o nome “Tour na Ufac”, a ação, que ocorreu nesta segunda-feira, 26, conta com agenda de visitas marcadas até dezembro e faz parte do programa de extensão Turismo É Cultura.

O objetivo é apresentar o campus e a organização política e estudantil a alunos do ensino médio da rede de ensino de Rio Branco. O vice-reitor Josimar Batista, representando a reitora Guida Aquino, ponderou sobre as oportunidades que a universidade oferece. “A Ufac é gratuita, você faz suas refeições pagando apenas R$ 1 cada, pode ficar durante o dia e a noite no campus, estudar na biblioteca, participar dos programas de monitorias e projetos de extensão.”

Ele destacou que a Ufac oferta mais de 2 mil bolsas estudantis por ano. “Temos o Pibic, que é o programa inicial de iniciação científica dos jovens; é onde se descobre a vocação de fazer ciência.” E informou aos alunos sobre o argumento de inclusão regional, que consiste num bônus de 15% sobre a nota final do Enem para quem estudou em escolas acreanas. “É uma vantagem decisiva para melhorar sua nota e ingressar no curso que deseja fazer. Por isso, é importante que vocês se dediquem neste momento, tirem esse tempo para estudar, pois serão recompensados.”

260920222.jpg

A visita guiada pela Ufac inicia às 10h, com a recepção dos alunos, e termina às 15h, após visita ao Parque Zoobotânico (PZ). Pela parte da manhã, o roteiro da visita inclui Teatro Universitário, anfiteatro Garibaldi Brasil, blocos de cursos de graduação e pós-graduação, Centro de Convivência, Diretório Central dos Estudantes e Museu Paleontológico.

Após almoço no Restaurante Universitário, os estudantes assistem a uma apresentação artística do projeto Palco Livre, passam pelo Lago das Capivaras e pelo Parque das Seringueiras em direção a uma caminhada ao PZ, onde a visita é encerrada.

Participaram também da cerimônia de recepção dos alunos o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes; e a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno.