Artigo analisa insegurança alimentar em alunos na pandemia

publicado: 10/03/2022 14h26, última modificação: 18/11/2022 16h24
100320221.jpeg

Os pesquisadores da Ufac, Tiago Feitosa da Silva, Fernanda Andrade Martins, Tatiane Dalamaria e Alanderson Alves Ramalho, assinam, como coautores, o artigo, escrito em inglês, intitulado “Food Insecurity and Associated Factors in Brazilian Undergraduates during the Covid-19 Pandemic”, que avalia a insegurança alimentar em estudantes de graduação brasileiros durante a pandemia da covid-19.

O artigo foi publicado em 14 de janeiro na “Nutrients”, revista científica internacional sobre nutrição humana. Por meio de análise de questionários preenchidos on-line por 4.775 estudantes de graduação de todas as regiões brasileiras, a pesquisa mostrou uma prevalência considerável de insegurança alimentar nos alunos — 36,6%.

Fernanda relata que, no Brasil, com a suspensão das aulas nas universidades, foram paralisadas muitas atividades de pesquisa e extensão com possíveis impactos nos hábitos de vida da comunidade acadêmica.  Segundo ela, os resultados desse estudo podem ser utilizados para conhecer fatores associados à insegurança alimentar universitária durante a pandemia e auxiliar na produção de subsídios que possam ajudar no enfrentamento das consequências desse período.

O artigo é fruto do projeto de pesquisa Brazuca Covid, desenvolvido por Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Paraná e Ufac. O projeto realiza pesquisas no intuito de identificar casos de insegurança alimentar, qualidade da dieta e sono, modificações do peso e percepção de estresse em estudantes, docentes e técnico-administrativos.