Pesquisa

Artigo de professoras da Ufac aborda aleitamento materno em CZS

publicado: 24/10/2022 10h19, última modificação: 24/10/2022 14h53
241020221.jpeg

A professora do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, Vanizia Barboza da Silva Maciel, e a professora do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto do campus-sede, Raquel da Rocha Paiva Maia, com docentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicaram o artigo “Amamentação em Menores de Dois Anos em uma Cidade da Região Amazônica”, na revista Acta Paulista de Enfermagem. 

A pesquisa trata da análise de duração do aleitamento materno e os fatores associados ao desmame de crianças de 6 a 23 meses de idade e com 29 dias de nascimento, residentes do município de Cruzeiro do Sul (AC). O artigo faz parte da tese de doutorado da professora Vanizia Barboza da Silva Maciel, que foi elaborada entre 2015 e 2019, em parceria com a Ufac e a Unifesp. 

Como resultado da pesquisa, concluiu-se que a duração do aleitamento materno foi abaixo do recomendado. Os fatores associados ao desmame total foram o tempo da experiência anterior em amamentação menor que seis meses, não praticar o aleitamento materno na primeira hora de vida e o uso de chupeta e mamadeira.

(Gabriel Verçoza, estagiário Ascom/Ufac)