Pesquisa

Artigo expõe tendência de chuvas e cheias extremas em Rio Branco

publicado: 09/02/2022 10h12, última modificação: 18/11/2022 16h24
090220221.jpeg

Pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (PPG-Cita), da Ufac, publicaram, em inglês, na Revista Brasileira de Meteorologia, o artigo acadêmico “Temporal Trend and Estimation of the Hydrological Risk of Maximum Rainfall and Flow Extremes in the City of Rio Branco, Acre, Brazil” (Tendência temporal e estimativa do risco hidrológico de extremos máximos de chuva e de vazão na cidade de Rio Branco, Acre, Brasil)

O trabalho é fruto da dissertação de mestrado da estudante do PPG-Cita, Adriana Valente de Oliveira, com apoio do Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Geografia, e orientação do professor do Centro Multidisciplinar do campus Floresta, Genivaldo do Vale Moreira. Também assinam o artigo Rodrigo Otávio Peréa Serrano e Anderson Azevedo Mesquita.

“O estudo se volta ao contexto da análise regional dos processos hidrológicos. Mesmo diante da necessidade de se conhecer os processos em escala global, é de extrema importância conhecer a dinâmica deles no contexto regional”, explicou Moreira. “Isso pode, inclusive, ajudar a entender melhor o conjunto de fatores que atuam sobre tais processos, ainda mais que as características regionais são fatores preponderantes quanto à ocorrência de eventos particulares, registrados sob condições diferenciadas.”

Os pesquisadores analisaram registros máximos de chuva e de vazão anotados em Rio Branco entre 1970 e 2018. São dados hidrológicos da planície de inundação do rio Acre. Os resultados permitiram concluir que a ocorrência de eventos hidrológicos de magnitude danosa estão cada vez mais associados a maiores probabilidades de ocorrência e, portanto, a níveis de risco hidrológico mais acentuado.