Disciplina de mestrado aborda segurança para pesquisa na floresta

publicado: 08/03/2022 16h46, última modificação: 18/11/2022 16h24
080320221.jpeg

O programa de pós-graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, da Ufac, ministrou a disciplina Técnicas e Segurança para Trabalho no Campo, entre os dias 21 e 24 de fevereiro. Com carga horária de 30 horas, o objetivo foi o de melhorar a segurança de pesquisadores em ecologia quando trabalham em florestas, rios e igarapés da região amazônica, estimulando-os a aprimorar conhecimentos nessa área.

O curso foi ministrado pelo professor Foster Brown, com instrução do coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), George Santos, e participação do professor Lisandro Vieira. Os alunos do mestrado foram preparados em situação de deslocamento fluvial, com auxílio de mergulhadores do CBMAC.

Como o uso de embarcações é comum para cientistas da ecologia, foram aplicados exercícios e simulações na água, como cair de um barco usando botas e capa de chuva, nadar cem metros, flutuar por 20 minutos e socorrer vítima de afogamento utilizando corda.

Entre outras atividades do plano de curso, os alunos ficaram isolados por uma hora numa trilha, simulando o caso de alguém perdido na floresta. “Foi uma oportunidade para os participantes sentirem como sua visão noturna se ajusta à escuridão e perceberem os sons da floresta à noite”, contou Foster Brown.

Foram abordados temas como mensuração matemática de distâncias, uso de bússolas, azimute e GPS para localização, bem como técnicas como a necessidade de tornar a água de um igarapé potável, com fervura, filtragem ou tratamento com cloro ou iodo.

Além disso, o curso ensinou sobre o ciclo de decisão, acidente máximo postulado e primeiros socorros, com prática de reanimação cardiopulmonar, aplicação de torniquetes, uso de sacos de lixo de cem a 200 litros para reduzir a evolução de uma hipotermia, incluindo listagem de sintomas de esgotamento, calor, insolação e possíveis soluções para hipertermia.

080320222.jpg