Disciplina do curso de Nutrição tem atividade pedagógica ao ar livre

publicado: 08/06/2022 14h49, última modificação: 18/11/2022 16h24
080620224.jpg

A professora do curso de Nutrição da Ufac, Bruna Viana, idealizou uma atividade pedagógica ao ar livre, em contato com a natureza, no âmbito da disciplina Práticas Integradas em Saúde 4, ministrada no 5º período, com mesas externas no campus-sede da universidade, na área em frente ao estacionamento D.

O objetivo é estimular os alunos no desenvolvimento de pesquisa científica no campo da alimentação e nutrição, por meio da elaboração e execução de atividades práticas. “Tentamos sempre adotar uma abordagem pedagógica inovadora, para além da memorização excessiva de conteúdos e estabelecendo uma ligação entre saberes acadêmicos e saberes do cotidiano para favorecer uma aprendizagem mais reflexiva e crítica”, ponderou Bruna Viana.

A prática consistiu em levar preparações ou alimentos adequados à alimentação de gestantes com patologias como obesidade, diabetes gestacional, hipotireoidismo, pré-eclâmpsia e síndrome de Hashimoto ou com condições como enjoos e constipação. Os alunos ficaram livres para abordar o tema que lhes interessasse.

Bruna relatou que o grupo discutiu as escolhas dos alimentos e receitas. “Em uma mesa colocamos todos os alimentos e, após conversa, pudemos realizar a análise sensorial de cada proposta alimentar trazida pelos grupos”, disse a professora. “Me sinto realizada como docente em ver resultados positivos do nosso esforço diário pela educação pública e gratuita no Brasil.”

A aluna Isabele Paula destacou a atividade extraclasse. “Estar em um ambiente fora da sala de aula nos trouxe uma experiência incrível”, considerou. “Além de termos esse contato com a natureza, conseguimos aprender conteúdos importantes de forma didática e interativa.” E a aluna Victorya Brito compartilhou a mesma opinião e acrescentou: “Tais atividades mudam a visão dos discentes sobre atribuições do nutricionista, visto que a nutrição também envolve o bem-estar.”

080620225.jpg