Notícias

Doutorado em Educação na Amazônia cria polo na Ufac

publicado: 29/08/2022 11h14, última modificação: 29/08/2022 11h14
290820222.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, recebeu a visita da vice-coordenadora do programa de pós-graduação em Educação na Amazônia, Ney Cristina Monteiro Oliveira. A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira, 29, no gabinete da Reitoria, no campus-sede. A pauta da reunião foi a aprovação do polo na Ufac da Associação Plena em Rede (Educanorte), que viabiliza o doutorado em Educação na Amazônia.

O mestrado em Educação tem rendido bons frutos e o legado que queremos deixar é o de oportunidade para nossa comunidade, para que tenha acesso não só ao ensino superior, pois a Ufac é a única universidade pública do nosso Acre, mas também à pós-graduação, com esse doutorado quem vem para somar”, disse Guida. 

Para Ney Cristina, a Ufac assume um papel de responsabilidade e compromisso com a comunidade. “Temos a necessidade de enraizar cada vez mais a rede Educanorte na região, oferecendo um doutorado em Educação para nossa comunidade.” 

O curso de doutorado em Educação na Amazônia passou recentemente por um processo inicial de credenciamento de professores e atualmente está em fase de organização de infraestrutura e orientação acadêmica. “Queremos criar todas as condições institucionais e jurídicas para a criação do polo desse curso na Ufac, que tende a formar cada vez mais doutores em Educação”, acrescentou Ney Cristina. 

A rede Educanorte é um consórcio de universidades da região Norte: Universidades Federais do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Oeste do Pará, do Pará, de Rondônia, de Roraima e de Tocantins, além da Universidade do Estado do Amazonas. 

Também estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Margarina Lima Carvalho; e o professor do doutorado em rede em Educação, Mark Clark Assen de Carvalho.