Notícias

Equipe da Ufac participa de evento em SP sobre riscos de inundação

publicado: 04/04/2022 13h07, última modificação: 18/11/2022 16h24
040520227.jpeg

Equipe técnica da Ufac participou do evento de encerramento do projeto internacional Dados à Prova d’Água, com o tema “Em Direção a uma Governança sustentável dos Riscos de Inundação”, ocorrido em 30 de março na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. 

A equipe foi composta pelo professor do curso de Geografia, Anderson Azevedo Mesquita, representando o grupo de pesquisa Hidrologia, Meio Ambiente e Geografia dos Riscos, e pelos alunos Aniely Araújo Porto, Gabriel Brandão Xavier (do bacharelado em Geografia) e Iasmin Castro Maia (do bacharelado em Psicologia).

040520229.jpeg

O evento teve por objetivo promover um espaço de diálogo entre as diferentes partes interessadas na governança sustentável dos riscos de inundação (governantes, gestores, técnicos e especialistas), por meio do compartilhamento e discussão dos produtos desenvolvidos durante os três anos de execução da pesquisa “Dados à Prova d’Água: Engajando as Partes Interessadas na Governança Sustentável do Risco de Inundação para a Resiliência Urbana”. 

Dados à Prova d’Água (Waterproofing Data — WPD, em inglês) é um projeto de pesquisa multidisciplinar que discute a governança dos riscos de inundações com foco nos aspectos sociais e culturais das práticas de dados. Em Rio Branco, o projeto conta com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de professores e estudantes da Ufac, onde a parceria envolve o Laboratório de Gestão de Risco, associado ao Departamento de Geografia.

Fotos: Ylza Lima/ Semapi e Lucas Lourenço/FGV.