Notícias
Fórum de graduação discute evasão nas universidades públicas

A Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, promoveu a abertura do Fórum Permanente da Graduação, cujo tema é “O Ensino de Graduação na Ufac na Pós-Pandemia: Desafios e Proposições”, na manhã desta quinta-feira, 20, no anfiteatro Garibaldi Brasil. O evento se estende até sexta-feira, 21.
A conferência de abertura debateu os desafios do ensino de graduação diante da evasão pós-pandemia e teve como palestrante a pró-reitora de ensino de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenadora nacional do Colegiado de Pró-Reitores de Graduação, Maria do Socorro de Lima Oliveira.
A palestrante explicou que a evasão nas universidades públicas é umas das preocupações da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Por isso, a entidade vai promover uma série de discussões sobre a temática com as instituições de ensino superior de todo o país. “Será abordado o tema evasão de um modo geral para dar subsídio ao trabalho que as universidades fazem e que a Ufac já começou com esse fórum”, acrescentou.
A reitora da Ufac, Guida Aquino, salientou que a situação econômica atual das universidades contribui para a evasão. “Neste momento há redução de bolsas e auxílios para os nossos alunos; quase 80% estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, disse. “A situação piora se fechar o RU. Tudo isso vai fazer com que nosso aluno não venha para universidade, porque mantemos café da manhã, almoço e jantar a R$ 1, mas nosso orçamento está defasado desde 2019 e logo não poderemos mais fornecer alimentação por esse valor.”