Notícias

Fórum sobre saúde da pessoa com deficiência ocorre na Ufac

publicado: 29/09/2022 15h33, última modificação: 29/09/2022 15h33
Forum.jpg

A Ufac e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram o 1º Fórum Municipal de Saúde da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Acessibilidade, Inclusão e Direitos como Promoção da Qualidade de Vida”, o evento, que ocorreu nessa quarta-feira, 28, no Teatro Universitário do campus-sede, teve debates, palestras e mesa-redonda. 

A abertura foi marcada pela apresentação cultural da dupla Jean e Tiago, no estilo voz e violão, e pela palestra “A cidadania das Pessoas com Deficiência: O Direito de Ir e Vir na Sociedade”, proferida pelo professor da Ufac, João Renato dos Santos Júnior.

Representando a reitora Guida Aquino, o diretor de Ações de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Gilvan Martins do Nascimento, afirmou que a inclusão da pessoa com deficiência é a eficácia dos direitos da Constituição viabilizados no cotidiano. “A necessidade de promover um espaço para debates como esse vai muito mais além do que citar aqui o que cada pessoa com deficiência necessita no seu cotidiano, é construir uma mentalidade inclusiva em todos nós e nas pessoas que estão ao nosso redor.”

Gilvan lembrou que a Ufac, por meio de suas pró-reitorias, incentiva a realização de projetos de pesquisa e extensão que têm como temática a qualidade de vida da pessoa com deficiência e a capacitação de pessoas para trabalhar com elas. Além disso, a Ufac conta com o Núcleo de Apoio à Inclusão, que realiza um trabalho de apoio a alunos, técnico-administrativos e professores com alguma deficiência.

Também participaram da mesa de honra da solenidade de abertura o presidente do fórum, Jefferson Feitosa de Almeida; a representante da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Pessoa Idosa e com Deficiência, Daniele Santiago; a representante da Defensoria Pública do Estado do Acre, Flávia do Nascimento Oliveira; o secretário adjunto Municipal de Educação, José Paulo de Paula Machado; a procuradora de Justiça e coordenadora-geral do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa, Gilcely Evangelista, representando o Ministério Público do Acre; e a representante da Semsa, Valgerlângela Maria Souza.