GeoLAB é representado em fórum sobre integração sul-americana

publicado: 19/05/2022 14h53, última modificação: 18/11/2022 16h24
GeoLab.jpg

Pesquisadores do Laboratório de Geoeconomia da América do Sul (GeoLAB) participaram do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (Films), edição de 2022, ocorrido de 11 a 14 de maio em Foz do Iguaçu (PR), abordando logística multimodal e integração regional da América do Sul. A participação contou com a parceria da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

O GeoLAB foi representado pelo coordenador de Integração Regional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, professor Pedro Silva Barros, por meio de cartografias desenvolvidas pelo diretor estratégico do GeoLAB, Cristóvão Henrique, professor do curso de Geografia da Ufac. “As cartografias possibilitaram uma visão mais ampla da realidade, bem como facilitaram o entendimento da situação da produção e comércio da região sul-americana de ação do corredor bioceânico de Capricórnio”, disse Cristóvão Henrique.

Segundo ele, a viabilização de uma saída geoeconômica que conecte os oceanos Atlântico e Pacífico depende do esforço conjunto de diversos agentes. A rota tem o objetivo de passar por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, começando no porto de Paranaguá indo até o porto de Antofagasta, no Chile. “O processo de integração regional logística deverá envolver diversos modais”, acrescentou o professor. “Para tanto, a organização do evento promoveu diálogos sobre os terminais e transbordo, aerovias, ferrovias, portos e hidrovias, rodovias e gestão coordenada de fronteiras, produção e comércio.”

Os pesquisadores Theodoro Mendes, Fernanda Mattos, Izábia Coutinho e Isaac Vasconcelos tiveram a oportunidade de levar parte dos resultados do GeoLAB para os membros das entidades civis presentes.