Gesto da Floresta participa de evento sobre Teatro do Oprimido no PA

publicado: 08/12/2022 15h40, última modificação: 08/12/2022 16h06
Teatro.jpg

O programa de extensão Gesto da Floresta, da Ufac, esteve representado na 10ª edição das Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (Jitou), evento que ocorreu de 28 de novembro a 4 de dezembro, em Marabá (PA), organizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e outras instituições, tendo como tema “Saberes da Amazônia e Teatro do Oprimido: Caminhos Poéticos Políticos para o Bem Viver”.

Professores, artistas e ativistas sociais participaram do evento, onde discutiram e praticaram o Teatro do Oprimido, metodologia presente em mais de 70 países, criada pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal.

O Gesto da Floresta foi representado por Rafael Woss e Samila de Paula, protagonizando várias atividades, como oficinas de teatro, comunicações teóricas e uma palestra virtual com o coordenador do programa, professor do curso de Artes Cênicas: Teatro, Flavio da Conceição, que apresentou pesquisas e práticas do programa de extensão no Acre.

“O Gesto da Floresta tem o objetivo de trazer todo o ensinamento holístico das terras amazônicas, aprendido com as plantas de poder, os povos tradicionais, a ancestralidade afro-ameríndia para o campo do Teatro do Oprimido, descobrindo formas subjetivas de fazer e apreender, criando espaços de debate político e social, mas também de autoconhecimento, de afetividades e autorreflexão”, explicou Flavio da Conceição.