Grupo da Ufac ganha prêmio em Congresso Mundial de Cardiologia

publicado: 18/10/2022 11h27, última modificação: 19/10/2022 11h19
181020224.jpeg

O grupo de pesquisa Epidemiologia Cardiovascular na Amazônia, liderado pelo professor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Odilson Marcos Silvestre, e formado por alunos do curso de Medicina da Ufac, foi o vencedor da categoria Melhor Tema Livre, no Congresso Mundial de Cardiologia-2022, que ocorreu de 13 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro.

O estudo premiado, representado pela acadêmica de medicina Dhayn Freitas, “Características Regionais da Hfref no Brasil: Estudo Rosa dos Ventos”, compara diferentes causas para insuficiência cardíaca, com base no acompanhamento de 1.500 pacientes em todo o Brasil. Um dos principais resultados obtidos na pesquisa é que, na região Norte, a principal causa da doença é a hipertensão arterial sistêmica, devido à dificuldade de acesso a medicamentos.

Segundo Odilson Marcos Silvestre, o trabalho traz dados relevantes para a política de saúde pública na cardiologia. Além disso, é conduzido pelo Acre e envolve grandes universidades; é uma pesquisa que caracteriza a insuficiência cardíaca no Brasil todo. “E conseguimos ver diferenças regionais. Então a nossa hipótese é que algumas regiões, em especial as mais pobres, teriam uma maior prevalência da doença; além disso, o tratamento seria um tratamento não otimizado nas regiões mais pobres”, disse. “Percebemos isso no estudo; a insuficiência cardíaca tem diferenças aqui no Norte em relação ao Sul.”

Foram submetidos ao evento,  mais de dois mil resumos na categoria de iniciação científica, de alunos de todo o Brasil e de outros países. Da Ufac, cinco trabalhos foram selecionados para apresentação. Desses trabalhos, 4 foram selecionados para a categoria de pôster, que foram apresentados pelo professor Odilson Silvestre e as alunas Laís Vitória Andrade, Bianca Lopes e Karine Oliveira.