Grupo da Ufac participa de validação de lotes na Vila do V

publicado: 16/03/2022 16h21, última modificação: 18/11/2022 16h24
160320224.jpeg

O Grupo de Trabalho Estadual Acre (GTE-AC), do Programa Morar, Conviver e Preservar a Amazônia, projeto de extensão composto por professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Geografia da Ufac, participou do trabalho de validação da planta topográfica de 868 lotes da Vila do V, em Porto Acre.

Entre os dias 6 e 9 de março, a equipe do GTE-AC realizou o trabalho de conferência e medição dos lotes, além da identificação do uso. Os dados serão utilizados para elaboração de um projeto de regularização fundiária, que deve ser apresentado à comunidade.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Porto Acre e o Programa Rede Amazônia, que atua na Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. O GTE-AC é coordenado pela professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Josélia Alves. O estudante de Engenharia Civil da Ufac, Adrio Passos, participou dos trabalhos como voluntário do Programa Rede Amazônia.

160320225.jpg

Segundo os organizadores do projeto, o aumento populacional exige uma leitura atualizada do território para o ordenamento urbano local e implantação de políticas públicas para a comunidade. A localidade tinha 14.880 habitantes em 2010, com densidade demográfica de 5,71 habitantes por quilômetro quadrado, segundo dados do IBGE. Em 2020 passou para 18.824 pessoas e em 2021 atingiu a marca de 19.141 moradores.

Entre os dias 4 e 5 de abril, a equipe da UFPA realizará atividades na Vila do V para pactuação das diretrizes urbanísticas e orientações jurídicas para emissão das certidões de regularização fundiária.

O Programa Rede Amazônia: Morar, Conviver e Preservar é uma iniciativa de universidades e instituições de gestão pública para estimular e difundir experiências em políticas públicas para regularização fundiária urbana, articulada com medidas de prevenção de conflitos de natureza socioambiental, habitacional e sanitária.

(Com informações do Programa Rede Amazônia)