Pesquisa

Livro discute moral, direito e política em Arthur Schopenhauer

publicado: 27/05/2022 17h44, última modificação: 18/11/2022 16h24
Livro discute moral, direito e política em Arthur Schopenhauer.jpg

O professor Felipe Durante, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac, publicou o livro “Entre Heresias e Atualidades de Arthur Schopenhauer” (editora Phi, 248 p.), que é resultado de sua tese de doutorado, pela qual ele analisa a teoria schopenhaueriana da moral, do direito e da política, avaliando sua importância para o debate contemporâneo. 

“O livro é resultado de anos de pesquisa e o trabalho mais importante da minha carreira como pesquisador”, disse Durante. Ele ressalta que a obra conta com prefácio do professor italiano Domenico Fazio, um de seus supervisores de doutoramento sanduíche; orelha escrita pelo professor Oswaldo Giacoia Junior, seu orientador; e contracapa escrita pelo professor Flamarion Caldeira Ramos.

Durante “[...] investiga as diferentes gerações do que se entende por direitos fundamentais e explora os encontros e desencontros de Schopenhauer com o pensamento moderno. O saldo para nós é uma excelente contribuição ao conhecimento daquilo de que não devemos abrir mão para a construção de uma vida compartilhada digna de ser vivida”, escreveu Caldeira Ramos.