Mestrado em Educação da Ufac usa videolibras em processo seletivo

publicado: 23/08/2022 17h03, última modificação: 23/08/2022 17h03
230820222.jpeg

O edital de seleção deste ano para o mestrado acadêmico em Educação da Ufac contou com um diferencial na prova escrita dissertativa, primeira etapa do certame. Os candidatos surdos puderam optar, no ato da inscrição, pela realização da prova na língua brasileira de sinais (Libras), através de vídeo, fato inédito nos processos seletivos de programas de pós-graduação da universidade. O exame ocorreu nesta terça-feira, 23, no auditório do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI).

“As questões foram as mesmas para todos os candidatos; no entanto, para os candidatos surdos houve a tradução em Libras”, explicou o responsável pela aplicação inclusiva do exame, Alexandre Melo de Sousa. “A comissão específica gravou as orientações e as perguntas em vídeo. Cada candidato teve à disposição um notebook para responder as questões, também em Libras. As respostas foram gravadas e serão corrigidas por professores da área de educação de surdos.”

A comissão contou com dois tradutores-intérpretes, um do NAI e outro do curso de Letras/Libras, além de duas professoras no Instituto Nacional de Educação de Surdos. Após essa etapa, os candidatos aprovados terão seus projetos de pesquisa analisados. A previsão é que o resultado saia até 22 de novembro.