Mestrado profissional em Filosofia será oferecido na Ufac

publicado: 30/05/2022 16h13, última modificação: 18/11/2022 16h24
300520222.jpg

A Ufac foi aprovada para associação ao mestrado profissional em Filosofia (Prof-Filo), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conforme o edital n.º 3/2022. O Prof-Filo junta-se aos demais mestrados profissionais oferecidos na Ufac nas áreas de matemática, letras, ciências e história.

O mestrado, destinado exclusivamente a professores de Filosofia que atuam no ensino médio e fundamental da rede básica de ensino, terá sua área de estudo concentrada no ensino da filosofia. O processo de seleção se dará em parceria entre a Ufac e a UFPR, que possui uma coordenação local. A previsão de início do programa é para 2023.

O professor João Lima, coordenador do doutorado interinstitucional (Dinter) em Filosofia, ministrado pela Universidade de São Paulo na Ufac, contou que o curso de Filosofia promove um processo de qualificação e titulação de seus professores, através do Dinter. “Essa aprovação coroa um trabalho de planejamento que vem sendo feito desde 2016 em diante, sendo um mestrado que suprirá uma lacuna na área da filosofia, uma das poucas áreas que não tinha um programa de mestrado”, comentou.

(Gabriel Verçoza, estagiário Ascom/Ufac)