Oficina de Libras é ministrada a alunos de Engenharia Civil

publicado: 01/08/2022 13h00, última modificação: 01/08/2022 13h00
010820223.jpeg

A presença de um estudante surdo no 1º período do curso de Engenharia Civil da Ufac mobilizou alunos, professores e a coordenação do curso na realização de uma oficina de língua brasileira de sinais (Libras), que ocorre na carga horária da disciplina Introdução à Administração, ministrada pelo professor Alexandre Barreto. A oficina será realizada uma vez por semana, às sextas-feiras. A primeira aula foi no dia 29 de julho.

A oficina é ministrada pelo tradutor e intérprete de Libras/Português do Núcleo de Apoio à Inclusão da Ufac, Alexandre Alves. Segundo ele, houve uma receptividade muito grande por parte de professores, alunos e coordenação do curso com o aluno surdo.

“Isso gera um impacto positivo na vida do indivíduo surdo, toca ele de uma maneira especial, pois as pessoas estão querendo aprender a comunicar-se com ele usando Libras; é algo marcante”, disse. “O aluno surdo muitas vezes passa por situações de isolamento social devido à falta de comunicação.”

A atitude motivou a atlética do curso de Engenharia Civil na oferta de uma oficina de Libras com o objetivo de levar a língua a mais estudantes.