Pesquisa expõe dificuldades de alunos durante ensino remoto

publicado: 02/08/2022 10h11, última modificação: 02/08/2022 10h11
020720222.jpeg

As professoras do Centro de Educação, Letras e Artes, da Ufac, Grace Gotelip Cabral e Lenilda Rêgo Albuquerque de Faria, publicaram o artigo “Perspectiva dos Estudantes sobre o Ensino de Didática no Modo Remoto”, na revista “Roteiro” (vol. 47), da Universidade do Oeste de Santa Catarina, na seção temática “O Ensino da Didática na Formação de Professores”.

O artigo é resultado de pesquisa que expõe as dificuldades enfrentadas por estudantes de cursos de licenciatura no ensino de Didática no modo remoto emergencial, durante a pandemia de covid-19, com uso de tecnologias digitais. Realizada na região Norte, exclusivamente com estudantes da Ufac, a pesquisa é parte de um estudo de âmbito nacional em universidades públicas federais e estaduais.

Participaram quatro estudantes do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, e 35 do campus-sede, em Rio Branco; a maioria com renda familiar de um a dois salários-mínimos. Além dos dados sobre o viés técnico do uso das tecnologias, a pesquisa também trouxe dados sobre a repercussão na prática pedagógica e na saúde mental dos alunos e professores, como tensão, pressão, desequilíbrio e outros desafios vividos durante a pandemia.

Como principal dificuldade apresentada, está a ausência de condições estruturais da residência para participação dos encontros em tempo real. Outra dificuldade refere-se ao acúmulo de atividades devido à necessidade de conciliar tempo de estudo com tarefas domésticas.

A pesquisa demonstrou que todos os alunos utilizaram celular para acessar as aulas durante o período e quase metade deles combinaram o uso de notebook e celular; a maioria do acesso à internet ocorreu via dados móveis. Na Ufac, o ensino remoto emergencial foi aprovado em 28 de agosto de 2020 e implantado em 20 de outubro.