Pesquisa

Pesquisador da Ufac tem artigo listado em banco de dados da OMS

publicado: 05/05/2022 15h53, última modificação: 18/11/2022 16h24
OMS-Paper.jpg

O artigo “Why Physical Activity Should Be Considered in Clinical Trials for Covid-19 Vaccines: A Focus on Risk Groups” (Por que a atividade física deve ser considerada em ensaios clínicos para vacinas contra covid-19: um foco em grupos de risco), que tem participação do professor Miguel J. S. Bortolini, do Centro de Ciência da Saúde e do Desporto da Ufac, foi listado recentemente no banco de dados de pesquisa global da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A iniciativa pretende reunir cientistas e profissionais de saúde de todo o mundo para acelerar o processo de pesquisa e desenvolvimento de novas normas e padrões para conter a propagação da pandemia. O projeto ajudou a acelerar diagnósticos, desenvolver vacinas e tratamentos terapêuticos contra o novo coronavírus. O banco de dados de pesquisa global reúne descobertas científicas recentes sobre a covid-19. 

O artigo foi publicado inicialmente, em inglês, na “International Journal of Environmental Research and Public Health”. O trabalho questiona testes clínicos de vacinas contra covid-19 que não avaliam o nível de atividade física dos participantes. Também assinam a publicação Bernardo Petriz (Centro Universitário UDF, Brasília), José Roberto Mineo (Universidade Federal de Uberlândia — UFU) e Rafael de Oliveira Resende (Fundação Oswaldo Cruz — Fiocruz).