Pesquisadores realizam estudo de campo nos rios Envira e Juruá

publicado: 19/09/2022 15h04, última modificação: 19/09/2022 15h04
190920222.jpeg

Equipe de pesquisadores brasileiros e franceses realizaram estudo de campo sobre evolução geológica e paleontológica da parte oeste do Estado do Acre. A expedição ocorreu nos rios Envira, em Feijó (AC), de 17 a 21 de agosto, e Juruá, em Marechal Thaumaturgo (AC), de 24 a 31 de agosto.

Do campus Floresta da Ufac, estiveram na campanha a bióloga Kathellen Gomes Magalhães e o biólogo Francisco Ricardo Negri, coordenador de campo com a paleontóloga Ana Maria Ribeiro, do Museu de Ciências Naturais da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema-RS).

Os pesquisadores buscaram respostas sobre a evolução de vertebrados na transição Eoceno-Oligoceno, além de avaliar e conhecer a diversidade taxonômica dos microvertebrados do Mioceno do Acre e sua evolução na América do Sul. “Os avanços dos estudos e análise dos dados obtidos fortalecerão ainda mais o intercâmbio científico e fornecerão novos dados geopaleontológicos para as regiões prospectadas”, ponderou Ricardo Negri.

O trabalho de campo no Alto Rio Juruá contou com apoio da equipe da Companhia de Policiamento Especializado do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul (AC).

190920223.png

Participantes e projetos

Participaram da equipe os geólogos Roberto Ventura Santos e o doutorando André Valentim Alvim, do Laboratório de Geocronologia e Geoquímica Isotópica do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília; os paleontólogos Laurent Marivaux e Pierre-Olivier Antoine, da Universidade de Montpellier-Isem, França, e François Pujos, do Instituto Argentino de Nivologia, Glaciologia e Ciências Ambientais, CCT-Conicet, Mendonza, Argentina; a paleontóloga Ana Maria Ribeiro, do Museu de Ciências Naturais da Sema-RS; as doutorandas Narla Stutz, do programa de pós-graduação em Geociências/UFRGS e Université de Montpellier-Isem, e Emmanuelle Fontoura Machado, do programa de pós-graduação em Biodiversidade Animal (UFSM); e o mestrando Tiago Ricardo Fernandes Jacó, do programa de pós-graduação em Sistemática e Conservação da Diversidade Biológica (Sema/UERGS); a bióloga Kathellen Gomes Magalhães e o biólogo Francisco Ricardo Negri, do campus Floresta da Ufac.

Parte dos trabalhos estão sendo desenvolvidos dentro de três projetos de estudo taxonômico de pequenos vertebrados do Mioceno da região amazônica brasileira (formação Solimões, Bacia do Acre): fase 1 — Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia Biológica, coordenado por Ana Maria Ribeiro; Emergence: Evolution of Amazonian Vertebrates around the Eocene-Oligocene Transition: Paleontological and Paleoecological Perspectives, coordenado por Laurent Marivaux; e Fauna e Flora Meso-Cenozoica, Amazônia Sul-Ocidental (Regiões dos Vales dos Rios Juruá e Tarauacá/Envira), Acre, Brasil, coordenado por Ricardo Negri.

Fotos: Laurent Marivaux